Esfoliante caseiro para todos os tipos de pele

Aprenda receitas fáceis para fazer esfoliação da pele em casa e ganhe praticidade na sua rotina de beleza

A esfoliação é um tratamento que pode ser feito até mesmo em casa, com ingredientes comuns. É aconselhável fazer esfoliação da pele uma vez por semana no rosto e de 15 em 15 dias no corpo todo. A eliminação as células mortas do corpo estimula a renovação natural da pele, evitando pelos encravados, cravos, espinhas e oleosidade excessiva. Sendo assim, a pele esfoliada fica mais limpa, hidratada e macia.

Esfoliação no rosto

Ao lavarmos o rosto várias vezes ao dia, temos a impressão de que nossa pele não está totalmente limpa. Com uma boa esfoliação caseira, podemos aliviar essa sensação desagradável. Primeiramente lave bem o rosto, pescoço e colo com um sabonete apropriado para seu tipo de pele, em seguida aplique o esfoliante no rosto.

Há vários tipos de receitas caseiras de esfoliante para o rosto, para cada tipo de pele. Confira algumas delas:

Esfoliante para pele oleosa

1 colher (sopa) de açúcar cristal

1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e com movimentos circulares vá esfoliando o rosto levemente para não machucar a pele. Em seguida, massageie o rosto por três minutos. Enxague com bastante água e para finalizar, passe uma loção adstringente para fechar os poros.

Dica: A pele oleosa também precisa ser hidratada. Opte por produtos em gel livres de óleo que sejam específicos para esse tipo de pele.

Esfoliante para pele seca

1 colher (sopa) de aveia em flocos finos

1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e aplique no rosto com movimentos circulares, esfoliando a pele por até três minutos. Enxágüe bem o rosto e em seguida, passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

Dica: Para hidratar áreas muito secas como joelhos, cotovelos, pés e mãos, aplique óleo de amêndoas todas as noites antes de dormir.

Esfoliante para todos os tipos de pele

Meio mamão

1 colher (sopa) de açúcar cristal

Amasse o mamão e misture com o açúcar. Com movimentos leves e circulares, vá esfoliando a pele por três minutos. Enxágüe bem o rosto e em seguida aplique um tônico facial ou uma loção adstringente.

Dica: O grande segredo da pele bonita é beber mais água e tomar menos sol. Assim você a mantém hidratada, com um brilho saudável e protegida do envelhecimento precoce que o excesso de sol causa.

Esfoliação para o corpo

Uma boa esfoliação corporal protege nossa pele contra manchas que aparecem através do ressecamento e também ajuda a ativar a circulação, prevenindo o envelhecimento e a flacidez da pele. Com isso, a pele fica mais limpa e hidratada. Para aplicar a esfoliação caseira no corpo, é aconselhável tomar um banho com água morna e com a pele úmida, massagear com a mistura caseira.

Onde você pode fazer a esfoliação no corpo? Em áreas como pés (ajuda a remover a pele mais grossa), pernas, joelho, cotovelos – em todas as áreas que julgar necessário. Porém, tome cuidado para não massagear com força as áreas de pele muito fina, como a virilha, pois isso pode danificar a pele.

Esfoliante corporal com açúcar

5 colheres (sopa) de açúcar

5 colheres (sopa) de óleo de amêndoas

Misture os dois ingredientes e com a ponta dos dedos, aplique delicadamente por todo o corpo com movimentos circulares. Enxágue bem e para finalizar, com a pele seca passe um hidratante específico para seu tipo de pele.

Dica: Evite banhos muito quentes. A água em alta temperatura resseca a pele, os cabelos, unhas e cutículas. Prefira sempre a água morna ou fria. Se for necessário tomar banho quente, não demore muito.

Por Andressa Dias – Terapeuta Olistica e Esteticista