MÉTODO CONTRACEPTIVO IMPLANOM

O que é Implanon?

É um método contraceptivo revolucionário. Um implante subdérmico da Organon que oferece até 3 anos de contracepção.

 Como funciona?

Implanon é inserido debaixo da pele, na região do braço. Durante 3 anos, o implante vai liberar diariamente na corrente sanguínea as doses necessárias de hormônio para inibir a ovulação, evitando, assim a gravidez.

 Quando devo optar por Implanon?  

Implanon é o método mais indicado para mulheres que buscam um contraceptivo fácil de usar e não desejam engravidar tão cedo, para planejar com segurança os intervalos entre os nascimentos dos filhos, para dar prioridade à carreira ou para quem esteja considerando a hipótese de esterilização.

 Se eu mudar os planos e resolver engravidar, o que faço?

Assim como sua aplicação, a remoção de Implanon é feita de forma simples e rápida. Em poucos dias sua fertilidade estará restabelecida.

 Quais são as vantagens de usar Implanon?

Além de ser um método extremamente eficaz, você se sente muito mais livre, não precisando mais lembrar a hora de tomar sua pílula. Uma vez inserido, Implanon protege contra gravidez durante 3 anos.

 Meu corpo sentirá alguma mudança?

Com Implanon, a menstruação tende a diminuir, sendo que, em 40% das usuárias foi observada a amenorréia (ausência de menstruação). A TPM tende a apresentar uma importante redução.

 Não tenho risco de engravidar?

Você pode ficar tranqüila. Implanon apresenta a melhor eficácia, comparado aos demais métodos contraceptivos. Nos estudos com Implanon, nenhum caso de gravidez foi registrado.

 Posso ter algum tipo de efeito colateral?

Implanon tem a mais baixa dose de hormônio e não possui estrogênio, responsável muitas vezes por náuseas e enjôos. Este método já foi testado e aprovado por mulheres do mundo inteiro, pelo baixo potencial de efeitos colaterais.

 Como Implanon é inserido?

Depois de se decidir por este método de contracepção, a inserção é feita em apenas alguns minutos pelo seu próprio médico no consultório. Atravéss de um aplicador, Implanon é colocado na face interna do braço escolhido, cerca de 6 a 8cm acima da dobra do cotovelo, com anestesia local. O implante é invisível e não provoca incômodos, proporcionando proteção contra gravidez durante 3 anos.

 Com Implanon é removido?

Mesmo sendo um implante de longa duração você tem total liberdade para solicitar a remoção de Implanon a qualquer momento. A remoção também é feita rapidamente no consultório pelo seu médico.

 Implante Subdérmico

A.Características

Tipos e Composição

Sistema contendo 68 mg de etonogestel cristalino, em um transportador de etilenovinilacetato, que consiste de um bastonete de 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro. É comercializado no Brasil com o nome de Implanon.

A taxa de liberação “in vitro” deste implante é de aproximadamente 60-70mcg/dia de etonogestrel durante a semana 5 e 6, diminuindo para aproximadamente 35-45 mcg/dia no final do primeiro ano, 30-40 mcg/dia no final do segundo ano e 25-30 mcg/dia no final do terceiro ano.

 Apresentação esquemática do bastão de Implanon

 Mecanismo de Ação  

Inibição da ovulação: estudos realizados mostram ausência de ciclos ovulatórios nos primeiros 2 anos de uso, aproximadamente 5% de ciclos ovulatórios no terceiro ano de uso e menos de 2% de ciclos ovulatórios no quarto e quinto ano de uso.

Muco cervical: aumenta a viscosidade do muco cervical, inibindo a penetração do espermatozóide.

Efeitos endometriais: diminuição da espessura do endométrio, até espessura média de 4 mm. Nos estudos realizados, a maioria das mulheres apresentou endométrio inativo ou fracamente proliferativo. Não foram observados casos de atrofia, hiperplasia, neoplasia ou câncer do endométrio.

 Eficácia

A taxa de gravidez acumulada até 3 anos foi de zero, no total de 2.362 mulheres e 73.429 ciclos estudados.

 Importante:

A taxa de gravidez ectópica do Implanon é considerada mínima.

Veja a tabela que mostra a taxa de falha dos Métodos Anticoncepcionais.

 Desempenho Clínico

Os estudos realizados até o momento mostram taxas de descontinuação de 16,8% no primeiro ano, 8,4% no segundo ano e 2,8% no terceiro ano.

Estudos clínicos realizados na Ásia e no Chile mostraram 1,8% de descontinuação por sangramento alterado; na Europa e no Canadá, 23% das usuárias descontinuaram o método por sangramento. Outras causas apontadas são acne, cefaléia e diminuição da libido.

 Efeitos Secundários 

São efeitos colaterais do Implanon:

Sangramento: o sangramento frequente (mais de cinco episódios em 90 dias) ocorreu em 6% das mulheres e o sangramento prolongado (mais de 14 dias consecutivos de sangramento em um período de 90 dias) ocorreu em 11,8% das usuárias;

Amenorréia: 20,7% das usuárias; o sangramento infrequente (menos de três episódios em um período de 90 dias) ocorreu em 27,2% das mulheres;

Outros efeitos: acne, dor nas mamas, cefaléia, aumento de peso, dor abdominal, diminuição da libido, tonturas, dor no local da injeção, labilidade emocional, sintomas similares aos da influenza, náuseas.

Importante ! Não previnem contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), inclusive HIV/AIDS. Não é um método indicado para mulheres com história recente de DST ou que têm múltiplos parceiros sexuais (ou que têm um parceiro com múltiplas parceiras ou parceiros sexuais).

 Riscos e Benefícios  

 Riscos

os métodos só de progestogênio apresentam menos riscos que os hormonais combinados. O fato de ser administrado pela via sub-dérmica, evita a primeira passagem pelo fígado, reduzindo os efeitos sobre este órgão. Não têm sido relatados eventos sérios relacionados com o uso do implante de etonorgestrel.

 Benefícios 

método de longa duração. O Implanon dura 3 anos;

uma única decisão leva a anticoncepção eficaz e duradoura;

muito eficaz;

não interfere nas relações sexuais;

previne gravidez ectópica;

rapidamente reversível; o retorno da fertilidade ocorre rapidamente após a remoção do implante; os estudos mostraram retorno da ovulação três semanas após a remoção.

pode ser inserido imediatamente após aborto até 12 semanas ou após 21 a 28 dias do parto ou aborto de segundo trimestre;

pode ser usado como coadjuvante no tratamento da dismenorréia.

 Duração 

O Implanon é acondicionado em embalagem estéril, com um aplicador pré-carregado, contendo 1 (um) implante; o prazo de validade do Implanon na embalagem é de 3 anos, de acordo com o fabricante. A data de fabricação e a data de validade estão impressas na embalagem.

 Duração de Uso

O Implanon está aprovado para 3 anos de uso. A efetividade é igual durante todo o período de uso. Não há necessidade de períodos de “descanso” para inserir um novo implante após a mulher ter usado o anterior por três anos.

Por Dr Fábio Minotti- G.O – GINECOLOGISTA E OBSTÉTRA – CLÍNICA MULHER – IBIPORÃ