O Arroz de Carreteiro é um prato típico brasileiro, principalmente na região Sul do país. Surgiu quando os carreteiros, que viajavam em carretas puxadas por bois, não tinham muita estrutura para preparar suas refeições e cozinhavam a carne com o arroz. Super fácil de preparar, é uma excelente opção para aproveitar as sobras de carnes, principalmente de churrasco, ou qualquer outro tipo já cozido.

ARROZ DE CARRETEIRO

350g. de carne (carne seca, alcatra, maminha, sobras de churrasco e de linguiça etc.)

1 xícara de arroz cru

1 cebola pequena picada

1 dente de alho amassado

2 xícaras de água

1/2 pimentão em cubinhos

1 punhado de salsinha picada

Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Antes de começar, pique a carne em cubos não muito grandes ou desfie-a. Geralmente o Arroz de Carreteiro é preparado com sobras de carne já cozida, principalmente de churrasco. Se for usar carne seca, você deve antes dessalgá-la e cozinhá-la.

Em uma panela, aqueça um bom fio de azeite e refogue a cebola com o alho. Acrescente a carne, um pouco de sal e pimenta do reino e misture bem para espalhar os sabores. Coloque o arroz, mexa novamente e, por fim, regue com a água. Deixe cozinhar com a panela semi-tampada até o arroz secar.

Como eu não gosto que o sabor do pimentão fique muito forte, costumo adicioná-lo à panela quando o arroz já está quase seco. Desligue o fogo, salpique a salsinha por cima e tampe a panela para que ela sue por uns 5 minutinhos.

Depois dessa pausa, misture tudo novamente com cuidado e sirva ainda quente. Esta quantidade rende até 3 porções bem servidas.

Fonte – Cozinhando para 2