ADVOGADO TRABALHISTA – CONHEÇA OS DESAFIOS DA PROFISSÃO

O Advogado Trabalhista tem a função de defender o direito de trabalhadores e empresas em Ações Judiciais Trabalhistas. Essas ações trabalhistas podem envolver diversos problemas tanto para o trabalhador como para a empresa que abre algum processo de trabalho.

O advogado trabalhista é um profissional do Direito que atua atendendo os interesses de empresas e colaboradores, podendo representar tanto o empregador quanto os empregados. Ele atua nas relações de emprego na forma de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) em questões como rescisões, cálculos de horas extras, férias, pagamento de comissões, desvio de funções, entre outras.

Portanto, o advogado trabalhista é um advogado especializado, com inúmeras particularidades. Para saber mais sobre essa profissão conversamos com Dr Bruno Cembranelli advogado trabalhista e causa cíveis

Especificidades do advogado trabalhista

Uma diferença importante do advogado trabalhista é  que ele  trabalha com uma justiça especializada,  assim como a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar. Ou seja, há uma Justiça própria para ações trabalhistas, o que quer dizer que existem um conjunto de leis específicas para esse segmento e que o advogado trabalhista precisa se especializar muito para interpretá-las da melhor maneira possível.

A regra geral da Justiça do Trabalho é que ela é mais ágil do que a Justiça comum, estando presente em todo o território nacional e com uma união que não é encontrada em outros ramos do Judiciário.

Para ser um advogado trabalhista bem-sucedido é preciso estudar muito. Realizar cursos de especialização e atualização é extremamente importante. Estar sempre em contato com outros advogados do segmento também é essencial. Além disso, cadastrar-se no site do TRT da região em que atua e no site do TST para receber boletins informativos é um meio de estar sempre bem informado sobre as resoluções da área. Fazer parte das comissões da OAB, realizar cursos livres, ler notícias na mídia especializada… tudo isso só irá aumentar o conhecimento do advogado trabalhista.

O advogado trabalhista pode escolher se especializar em atuar com empresas ou com pessoas físicas – no caso, funcionários de empresas. Pode também atuar com os dois perfis de clientes ao mesmo tempo. A demanda é bastante alta, tanto das empresas que enfrentam processos dos funcionários quanto de funcionários que querem processar as empresas.

Em época de crise, essa demanda é ainda mais crescente, já que muitos funcionários foram demitidos e precisam assegurar seus direitos. As empresas, por outro lado, em meio às turbulências econômicas, precisam contar com um advogado trabalhista de forma contínua, para realizar um trabalho contencioso e preventivo e assim  evitar passivos trabalhistas no futuro, uma dor de cabeça que nenhuma organização deseja.

FONTE – DR BRUNO ZANONI CEMBRANELLI – OAB – 45286 PR

CEMBRANELLI & CEMBRANELLI ADVOGADOS ASSOCIADOS  – 43 3258 1121   IBIPORÃ PR