Receitas de Ibiporã integram o livro “Delícias do Paraná”

Duas receitas ibiporaenses fazem parte da publicação que reúne 81 receitas de 51 municípios do Estado

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã recebeu 10 exemplares do livro “Delícias do Paraná- tradições e sabores da nossa terra”, recém lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC-PR), contendo 81 receitas de 51 municípios paranaenses.

Duas receitas de Ibiporã fazem parte da publicação, editada em 2017: a Milina, que pode ser de queijo ou de abóbora, tradição trazida para Ibiporã pelos pioneiros búlgaros, e a Ambrosia, sobremesa típica do restaurante Lá em Minas e apreciada por muitos que vêm visitar o município.

Devido ao curto prazo dado pela equipe de produção do livro para o envio das sugestões de Ibiporã, esses pratos foram escolhidos pelo fato de que já haviam sido selecionados para o projeto “Cozinha do Pioneiro”, que abrangerá 50 receitas de famílias pioneiras e etnias que ajudaram a formar Ibiporã.

Este novo projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã dá sequência às publicações históricas, culturais e turísticas que visam a recuperação da memória local e a preservação da cultura do Município. Os projetos anteriores foram o Contos e Causos e o Circuito das Capelas, com nove livros e 12 documentários (em DVD) no total. Na atual gestão, a Secretaria está desenvolvendo o Circuito das Capelas II – Igrejas Evangélicas Históricas e o Cozinha do Pioneiro, que serão concluídos e lançados em 2019. Também incluirão livros e filmes com depoimentos dos personagens entrevistados.

Voltando ao livro “Delícias do Paraná”, a receita da Milina foi apresentada pelos irmãos Chernev (Olga, Ana, Paulo e Carlos), descendentes de pioneiros búlgaros (também chamados “bulgareses” ou bessarabianos) da antiga Colônia Concórdia, localizada na região da Boa Esperança, na saída para Sertanópolis.

Já a pioneira Zita del Fraro Antico, proprietária do restaurante Lá em Minas e descendente de italianos nascida em Minas Gerais, nos cedeu a receita mineira da Ambrosia.

Exemplares do livro editado pela SEEC-PR foram entregues à Dona Zita e à família Chernev. O livro estará disponível para consulta na Biblioteca Pública Municipal e na biblioteca do Museu Histórico de Ibiporã (MHAI).

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

43 3178-0215/ 3178-0216

Visite nosso site: culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br

FOTOS – F.C.I         SÓ CLICAR!